1991 – Soberania Cubana Cubanos domina os jogos pan-americanos e vôlei não é exceção.
- Por: Fabri
- 25 de mai. de 2015
- 1 min de leitura
Pessoal, faltam exatos 46 dias para os jogos pan-americanos de Toronto. Então o Match Point vem aqui fazer uma mini-retrospectiva das seis últimas competições. Traremos fotos, vídeos e os resultados das partidas. Tudo para que vocês possam entrar no clima das olimpíadas das américas.

Em Havana, cubanos vieram com força total. Em 1991 o time de Mireya e companhia já mostrava quem seriam as donas do vôlei mundial na década de 1990. Nessa época também surge a grande rivalidade Brasil vs Cuba.
A seleção brasileira se qualificou na fase de classificação e ficou sabendo que enfrentaria as vice-campeãs olímpicas 1988 nas semifinais, o Peru. Após um jogo difícil o Brasil passou para a final vencendo por 3 a 1, parciais 6-15 15-5 15-17 7-15.
Vídeo Semifinal
Na final o Brasil começou jogando com garra e concentração, apesar de algumas provocações. A primeira parcial foi brasileira fechando o set inicial por 15 a 8. Porém nos sets seguintes as anfitriãs não deram chance, levados pela torcida que lotou o ginásio e por Mireya Luiz, venceram as demais parciais por 15-6 15-9 15-6. Dessa forma Cuba se tornava hexacampeão dos jogos pan-americanos.
Apesar da derrota o vice foi comemorado muito por parte das jogaras, afinal a derrota havia sido para a melhor seleção da época. Nas palavras de Ana Moser no final da partida “Eu disse ontem que só venceríamos Cuba se jogássemos bem o tempo todo. Oscilamos muito, foi difícil segurar. ”.
Vídeo da Final
Comments